Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Histórico

  Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio De Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – FUNRIO, foi instituída por um grupo formado por 77 pessoas, entre professores, funcionários técnico-administrativos e de enfermagem. Seu primeiro Estatuto foi aprovado em 16/11/2000 e sua primeira diretoria eleita em 04/12/2000 e empossada em 08/01/2001. 

Seu objetivo é apoiar e promover projetos de pesquisa, ensino e extensão e desenvolvimento institucional, tecnológico e científico da Escola de Medicina e Cirurgia, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, podendo celebrar contratos, convênios ou outros ajustes com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior em todas as áreas do conhecimento como propõe em seu Estatuto. 

A FUNRIO é uma instituição de caráter científico e cultural, estabelecida em sede própria, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída por escritura pública, regendo-se por Estatuto e pela legislação pertinente. 

Possui atestados que comprovam a sua atuação e capacidade técnica nas diversas atividades previstas em seu Estatuto, tendo disposto desde a sua criação de estrutura operacional, logística e administrativa, bem como de profissionais qualificados para a elaboração, execução e gerenciamento dos projetos. 

É dirigida em nível deliberativo e constitutivo pelo Conselho Curador, eleito por mandato de dois anos. O Conselho é composto por 15 (quinze) membros, sendo 07(sete) componentes indicados pelos Instituidores, sendoque um deverá pertencer ao quadro de Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e 06 (seis) pertencerem ou ter pertencido à Escola de Medicina e Cirurgia, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e 08 (oito) indicados pela Escola de Medicina e Cirurgia e pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, observando o mesmo critério. 

Em nível executivo, a FUNRIO é dirigida pelo Conselho Executivo, composto pelo Presidente, e 3 (três) membros: Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Diretor Técnico, escolhidos pelo Conselho Curador e com mandato de dois anos. 

O Conselho Fiscal é Orgão de fiscalização da gestão econômico financeira da FUNRIO, e é composto por 03 (três) membros.Os trabalhos do conselho Fiscal é subsidiado pela Auditoria Independente, realizada anualmente, após o termino do ano-exercício. 

Embora não possa ser descrita toda cadeia de ações que resultaram no produto final de cada serviço contratado ou prestado sem ônus, é importantíssimo ressaltar que muitas pessoas contribuíram, direta ou indiretamente, para as conquistas da FUNRIO. 

Sua trajetória está marcada com muitos desafios e obstáculos, mas não poderia ser diferente, uma vez que nos dispomos a crescer com qualidade, ampliando a equipe de colaboradores a cada ano, envolvendo docentes e discentes da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio De Janeiro, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e de outras instituições de ensino do país e com isso fortalecendo nossa política institucional.

Diretoria

Prof. Marco Antonio Esteves Areal

Diretor Administrativo: Mauro Pinho de Souza
Diretor Financeiro: Vando Luiz Mack
Diretor Técnico: Luiz Fernando da Silva Porto

Presidente: Carlos Eduardo Brandão
Membro: Francinette Saraiva Lobo de Moraes
Membro: Ulisses de Castro Moraes

Representantes dos Instituidores
Azor José de Lima
Omar da Rosa Santos
Pietro Novellino
Ana Maria de Almeida
Milton da Silva Pinto
Marinalva de Sá 

Representante da Academia Nacional de Medicina
Hiram Silveira Lucas

01 – Prof. Pietro Novellino
02 – Prof. Azor José de Lima
03 – Prof. José Dias
04 – Paulo Cesar dos Santos Leal
05 – Profa. Marília de Abreu Silva
06 – Prof. Rogério Lorena (renunciou)
07 – Prof. Ricardo Barbosa Lima (eleito p/vaga de Rogério Lorena)
08 – Profa. Roseland Schmidt Rondon
09 – Profa. Maria da Cunha Gomes
10 – Profa. Terezinha de Souza Agra Belmont Lehnult
11 – Profa. Maria Lúcia Elias Pires
12 – Aux. Enfermagem Cleusa de Jesus Paixão
13 – Aux. Enfermagem Ivone de Souza Mendes
14 – Serv. Público Odete Branco Machado
15 – Serv. Público Ana Maria de Almeida
16 – Aux. Enfermagem Jorcelino dos Santos
17 – Serv. Público Wagner Miranda Vieira da Cunha
18 – Biólogo Prof. Ronaldo Leão Guimarães
19 – Prof. José Cortines Linares
20 – Prof. Claudio José de Almeida Tortori
21 – Prof. Carlos Alberto Morais de Sá
22 – Prof. Fernando Samuel Sion
23 – Profa. Marilza Campos de Magalhães
24 – Prof. Fernando Sérgio de Mello Portinho
25 – Prof. Marcelo de Almeida Santos
26 – Prof. Manoel Agostinho da Silva Ascenção
27 – Prof. Antônio Luiz de Araújo
28 – Prof. Eduardo Costa Teixeira
29 – Dra. Maria Ribeiro Santos Morard
30 – Prof. Rossano Kepler Alvim Fiorelli
31 – Prof. Mário Barreto Corrêa Lima
32 – Prof. Manoel Antônio Cardoso
33 – Prof. Sérgio Peregrino Ferreira
34 – Profa. Terezinha Martire
35 – Profa. Maria Mazzarone
36 – Profa. Ana Rosa França
37 – Aux. Enfermagem Maria das Graças dos Santos
38 – Serv. Público Evangelina de Almeida (falecida)
39 – Farmacêutico João Dário do Carmo Machado (eleito p/vaga de Evangelina de Almeida)
40 – Prof. José Cesar da Fonseca Junqueira
41 – Serv. Público Francinette Saraiva Lobo de Moraes
42 – Enfermeira Maria da Penha Ribeiro
43 – Economista Vando Luiz Mack
44 – Enfermeira Valéria de Oliveira Lange
45 – Prof. Edgard da Silva Maia
46 – Prof. Antônio Carlos Ribeiro Garrido Iglésias
47 – Serv. Público Eliete Maria Oliveira da Silva
48 – Serv. Público Enzo Márcio de Britto
49 – Serv. Público Valéria Lopes Viccari
50 – Profa. Ana Maria de Oliveira Ponte
51 – Serv. Público Wilma Pimentel de Souza
52 – Serv. Público Milton da Silva Pinto
53 – Administrador Jorge Baptista Soares
54 – Serv. Público Sebastião Alves Barbosa
55 – Engenheiro Dr. Ary D’Azevedo Filho
56 – Engenheiro Dr. Paulo Edison Coutinho Marques
57 – Administrador Ulisses de Castro Moraes
58 – Deputado Carlos Roberto de Oliveira (Roberto Dinamite)
59 – Prof. João Antônio de Freitas Filho
60 – Profa. Denise de Freitas Sarmento
61 – Serv. Público Odilma de Almeida Chagas
62 – Profa. Márcia da Silveira Charneca Vaz
63 – Economista Rose Marie Liao
64 – Serv. Público Edson Ramos da Silva
65 – Profa. Ana Maria da Silva Campos
66 – Prof. Giovanni Nicola Umberto Colombini
67 – Prof. Ivan Luiz Cordovil de Oliveira
68 – Prof. Jayme de Barros Freitas (falecido)
69 – Carlos Eduardo Brandão (eleito p/vaga de Jayme de Barros Freitas)
70 – Prof. Rogério José dos Reis Santos
71 – Ass. Social Maria Cristina Lima da Silva
72 – Serv. Público Arlindo Alves Pinheiro
73 – Serv. Público Marinalva de Sá
74 – Prof. Mário Gaspare Giordano
75 – Profa. Maria Marta Regal de Lima Tortori
76 – Aux. Enfermagem Izanete das Neves Barbosa
77 – Prof. Omar da Rosa Santos
78 – Dr. Benedito Cunha Machado
79 – Farmacêutico César Américo Filipone
80 – Prof. Rubens Leite Júnior

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Incentivar e colaborar na elaboração e execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão, e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e disseminar o conhecimento, nos mais variados segmentos da sociedade brasileira e, em especial, da sociedade fluminense.

VISÃO

Ser uma Fundação de referência, reconhecida na sociedade brasileira pela excelência na prestação de serviços.

VALORES

Prestação de serviços com excelência, como foco na gestão pautada na eficiência, legalidade, trabalho em equipe, inovação, transparência e ética profissional.

Close Menu